Vereador fala sobre as questões ambientais e o planejamento de ações

por Assessoria de Comunicação publicado 17/06/2018 16h19, última modificação 17/06/2018 16h19
“Não é saudável pintar as árvores”
Vereador fala sobre as questões ambientais e o planejamento de ações

Vereador Mário Junior: questões ambientais levadas à Câmara.

O vereador Mário Junior falou sobre alguns temas do meio ambiente no momento dos oradores na Câmara (14/06). E defendeu que é preciso planejar sobre as questões relacionadas à água, que é uma preocupação e o reflorestamento, que ele lembrou já ter feito indicação o ano passado solicitando replantio de árvores urbanas. Ele também falou sobre as Áreas de Proteção Ambientais, APPs dentro do Município que precisam ser protegidas, o cadastro ambiental dos produtores rurais, assunto que já tratou com a Secretaria de Meio Ambiente e pediu calendário de ações planejadas a curto, médio e longo prazos.

Pintura nas árvores prejudicam

Outro tema ambiental tratado pelo vereador Mário Junior foi a pintura do tronco das árvores. Ele citou reportagem do site Árvores de São Paulo que explica sobre isto e diz que a pintura pode fazer mal a árvore. “Algumas espécies não respiram somente pelas folhas e possuem nos troncos estruturas chamadas “lenticelas” que servem para trocas gasosas que auxiliam no funcionamento da planta. Quando o tronco da árvore é pintado essas importantes estruturas são fechadas, prejudicando-a. Portanto, para ajudar a manter uma árvore saudável, nunca se deve caiar os troncos, o que também é esteticamente muito feio”, diz a reportagem. O vereador Mário disse que não se trata de críticas ao fato de ornamentar a cidade para a copa, mas apenas a questão da pintura das árvores.

Ofício sobre a Parada Portugal vai ser enviado

Trecho foi alternativa de passagem quando o asfalto caiu

O vereador também disse que vai enviar ofício pedindo manutenção da Parada Portugal, que serviu como estrada principal alternativa quando caiu o trecho de asfalto no sentido Manhumirim a Reduto. “O trecho de estrada foi muito utilizado, mas agora precisa ser recuperado. Está cheio de entulhos, canos estourados, mina aberta por causa do trânsito pesado e ficou assim. Os moradores estão reclamando e peço por eles”, disse.