Vereador Xandinho faz pronunciamento na Tribuna da Câmara
No momento dos oradores, na reunião da Câmara de quinta-feira, 1º de março, o vereador Xandinho falou sobre temas que ele considerou atuais e importantes para o Município. O vereador começou citando a palavra planejamento e disse que sua necessidade para a administração pública é debatida há mais de 20 anos. Ele citou a situação pela qual o Município está passando de ser penalizado por atraso na prestação de contas ao Tribunal de Contas Estadual e defendeu: “Temos que cumprir este planejamento de acordo com a Lei de Responsabilidade Fiscal”. O vereador falou sobre os servidores mais experientes: “Vemos a falta de respeito com os servidores de carreira, que fazem parte deste planejamento, que conhecem o trabalho há muitos anos. Entra prefeito, sai prefeito, troca, tira e quando os problemas acontecem voltam estes que têm experiência e jogam limpo com o Município”.
Ele contou que em agosto e setembro do ano passado fez, com mais vereadores, uma visita à Prefeitura na presença da contabilidade deles e falaram sobre percentuais em relação às demandas municipais. O vereador disse, também, que alertou que a folha da Prefeitura estava estourada e foi tranquilizado diante da explicação que até dezembro tudo iria se adequar e o município não seria penalizado. E citou : “O que me preocupa muito é que hoje temos a informação que o Município pode ser penalizado por falta de planejamento, por falta de valorizar o servidor de carreira. Tem gente que torce para o “quanto pior, melhor”. Mas eu não penso assim, porque minha filha cresce nesta cidade, eu moro aqui e quero que dê certo.” Ele disse que a dor é no bolso do assalariado, da mercearia que fecha porque não recebe, sendo ruim para todos.
E continuou: “Hoje estou triste. Se nosso município não conseguiu enviar a prestação de contas de 2016 em todo o ano de 2017, como vai conseguir em um mês? E quando terminar a de 2016 vão pedir a de 2017. E não fico feliz com isto, porque são nossos filhos que vivem aqui com educação ou não, com segurança ou não.”
O perigo das pessoas compartilharem informações sem critérios
Outro tema abordado pelo vereador na Tribuna é a propagação nos meios de comunicação de informações sem critérios ou respeito com as pessoas. “Temos que parar um pouco e pensar que muitas vezes contribuímos com uma mídia que está causando. O que nos preocupa é que é uma mídia que envolve vidas de pessoas, não respeita as famílias de ninguém. Ela serve a quem banca. E muitas vezes multiplicamos estas informações no facebook, no whattsApp, no e-mail.“
O vereador Xandinho pediu cuidado com estas informações: “Temos que ser capazes de realizar um trabalho de melhorar a informação, valorizar quem divulga a verdade, quem soma para o Município. Quantas pessoas estão nos procurando pedindo coisas? Mas será que as pessoas sabem qual é o limite do trabalho do vereador? Quando a gente orienta ir com a gente procurar o setor responsável, a pessoa não quer ir. Muita gente fala que tem muita coisa errada, mas ninguém entrega provas.”
Ele concluiu: “Tem gente que exige que façamos papel de oposição burra. Eu faço o papel de vereador. Se for bom a gente deve aplaudir, mas se não for vamos falar. Precisamos restabelecer esta qualidade de política da Câmara. As pessoas não estão acreditando que estamos fazendo nosso trabalho. Tem pessoas aqui que trabalham, que tem famílias, são honestas. Observem a vida de cada um lá fora. Não somos a solução de tudo. Somos parte da solução. E temos que respeitar mais esta Casa.”