Vereadores de Manhumirim aprovaram PL com reajuste do piso do magistério
A Câmara Municipal aprovou o reajuste do piso do magistério, conforme a Portaria n.º 17/2023 do MEC. A Câmara já havia aprovado a recomposição através da Lei Complementar Municipal n.º 36/2023. A votação do projeto de autoria do Executivo Municipal se deu por acordo de lideranças, a pedido do vereador Sandro Ribeiro, o presidente Dedé Motoboy submeteu ao plenário e os líderes partidários concordaram. Durante a votação individual o sim foi unânime.
O vereador Dr. Rodrigo Soares disse que a apreciação pelo plenário precisava mesmo ser rápida. “É importante que a Câmara aprove para que o pagamento possa ser feito o quanto antes, já no próximo mês.
O vereador Xandinho explicou que é um reajuste e a Câmara já aprovou a Lei nº 36 que concedeu o reajuste: “Por se tratar apenas de um complemento do que trata a lei já aprovada aqui na Casa, podemos votar rapidamente e digo sim. E agradeço ao prefeito Sérgio, á secretária Kelly e equipe, porque a gente tanto lutou aqui, fiz um documento e o projeto veio”.
A vereadora Juliana Ananias disse estar feliz com a aprovação: "Reivindicamos o pagamento do piso, a Prefeitura fez o projeto e aprovamos e agora faltava este restante. Muito bom saber que em outubro os profissionais já podem receber o reajuste do piso, como foi prometido pelo prefeito Sérgio Borel, que afirmou que o faria este ano, e também a secretária Kelly. Que isto seja possível também para as outras categorias".
A Prefeitura já paga o piso nacional dos profissionais do magistério, como dito, já que em 2021 o projeto de lei complementar que tratou do piso foi enviado pelo Executivo Municipal à Câmara e aprovado por unanimidade. O projeto atual faz um reajuste neste piso.