Vereadores de Manhumirim visitam Durandé para conhecer modelo de destinação do lixo

por Assessoria de Comunicação publicado 18/03/2020 19h25, última modificação 18/03/2020 19h25
Manhumirim estuda a possibilidade da fazer parte de consórcio intermunicipal para descarte de lixo.
Vereadores de Manhumirim visitam Durandé para conhecer modelo de destinação do lixo

Vereadores Mário Junior, Sérgio Borel, secretário de Meio Ambiente de Durandé Abel Feitosa, pres. da Câmara Anderson Dedé e vereador Xandinho. (Foto de celular dos vereadores.)

Esta semana, na segunda-feira (16/03) o presidente da Câmara Anderson Dedé e os vereadores Xandinho, Mário Junior e Sérgio Borel foram a Durandé conversar com o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente Abel Feitosa e conhecer como o Município destina o lixo que é coletado naquela cidade.

A visita faz parte de uma troca de informações com outros municípios, já que a Câmara de Manhumirim está para votar projeto de lei de autoria do Executivo Municipal que pretende incluir o Município no Consórcio Intermunicipal Multissetorial do Vale do Piranga – CIMVALPI.

Durandé, com quase 8 mil habitantes, possui um contrato com uma empresa de Muriaé que leva embora containers com lixo que a cidade recolhe, em um período de 15 em 15 dias, sendo que cada um armazena cerca de 20 toneladas de lixo e a quantidade de containers depende da necessidade. Mas o secretário disse que o Município está vendo a possibilidade de sua inclusão no Consórcio Intermunicipal Multissetorial do Entorno do Caparaó CIS-Caparaó.

Manhumirim tem uma população de quase 23 mil habitantes e produz cerca de 60 toneladas de lixo por semana, sendo 45 toneladas de lixo comum e 15 toneladas de materiais recicláveis. A proposta é fazer parte de um consórcio entre municípios para baratear custos devido ao tamanho da cidade e grande volume de resíduos sólidos gerados.

Em outubro de 2019 o presidente da Câmara Anderson Dedé, os vereadores Sérgio Borel, João da Casa Franco, Xandinho e Benísio Enfermeiro se reuniram na Câmara com o secretário de Meio Ambiente de Manhumirim Rodrigo Salazar, a pedido do secretário, para conversar sobre a possibilidade de adesão ao CIMVALPI.

Os vereadores estão avaliando a viabilidade financeira e o que é mais vantajoso para o Município que precisa sim, de uma solução para a destinação correta de todo este lixo. A coleta de lixo continuaria a ser feita pela Prefeitura nas casas, mas o material armazenado em containers que seriam levados pela empresa prestadora de serviço, através de consórcio intermunicipal.

Durandé sobre lixo 1

Durandé sobre lixo 2