Vereadores debateram sobre data de saída da Regional de Manhumirim

por Assessoria de Comunicação publicado 04/12/2020 20h55, última modificação 04/12/2020 21h12
Câmara tentou evitar indo falar com o Governo do Estado e com deputados estaduais.
Vereadores debateram sobre data de saída da Regional de Manhumirim

Presidente Anderson Dedé, vice-presidente Ana Paula Destro e o vereador Mário Junior atuou como secretário.

Durante a reunião da Câmara (03/12) o vereador Xandinho disse estar indignado com o fato de deputados estaduais terem votado a reforma administrativa estadual, sem ter retirado do texto a transferência da Regional daqui, sendo que os servidores são concursados e na maioria, moradores de Manhumirim.

“Será que tem alguém pensando em nossa cidade?  A decisão foi política, nãoXandinho 3 dez 2020 necessidade. Tem deputado que teve muito voto aqui mas agiu contra Manhumirim. Os servidores vão ter que arcar com as despesas para todo dia irem a Manhuaçu? Nem passagem na estrada para ônibus tem, porque a ponte dos Gama está meio interditada, limitada apenas a carros pequenos há 11 meses. E desafio qualquer um a me enviar foto que comprove que lá em Manhuaçu as instalações já estão prontas para receber a Regional, porque sei que o local não está pronto. O diretor da GRS é de Manhuaçu e será que ele mostrou esta situação aos superiores para deixar a sede aqui, pelo menos por enquanto?”, questionou o vereador Xandinho.

O presidente da Câmara Anderson Dedé lembrou que um grupo de vereadoresDedé 3 dez 2020 formou comitiva para viagem a BH para tentar evitar que isto acontecesse. Fomos na Cidade Administrativa eu, vereadores Xandinho, Mário Junior e Sérgio Borel, mas mesmo assim eles não nos ouviram”, afirmou o presidente.

 

Ana 3 dez 2020

 

A vereadora Ana Paula Destro falou sobre a ida na Assembleia Legislativa, antes da votação da reforma administrativa pelos deputados.

“Cada vereador ficou responsável por visitar um tanto de gabinetes e foram visitados todos os 77 deputados, em junho de 2019. “Estávamos eu, o presidente Anderson Dedé, os vereadores Xandinho, Mário Junior, Sérgio Borel, Frederico Franco e o José Lucas da ACIAMA.

Sérgio 3 dez 2020O vereador Sérgio Borel também disse estar triste com este fato, porque Manhumirim vai perdendo, mas ele continua esperançoso.

Ainda tenho esperanças de que o bom senso fale e a sede continue aqui em Manhumirim. Temos ótimas instalações, local melhor para estacionamento e temos como resolver a questão do pagamento de aluguel. Não conformo em desistir e ainda pretendo lutar, mesmo o dia anunciado para a mudança ser ainda este mês”, disse o vereador Sérgio Borel, que assumirá como prefeito do Município a partir de janeiro e lembrou que a decisão foi tomada pelos deputados na Assembleia Legislativa em Belo Horizonte. “Estava fora de nosso alcance”, disse.

Em fevereiro deste ano os vereadores Mário Junior, Xandinho e Sérgio Borel enviaram ofício à Regional de Saúde para pedir cópia de projeto e levantamento da viabilidade da mudança da sede da GRS para a cidade de Manhuaçu. 

Na época o vereador Mário Junior disse na Câmara que na reunião em BeloMário Jr 3 dez 2020 Horizonte uma das vezes em que eles foram lutar contra a mudança, afirmaram aos vereadores que havia um projeto que justificava e viabilizava a transferência e que até iam mudar ruas para receber a Regional, mas nada disto se concretizou.

 

Servidores da GRS têm manifestado tristeza e contrariedade nas redes sociais, agravadas pela definição de data próxima para a ida definitiva, mais ou menos no dia 20 de dezembro.  

A Regional de Saúde atende 34 municípios e está em Manhumirim desde 1988, portanto, 32 anos. Sua transferência para Manhuaçu representa mais gastos para o Governo do Estado, porque Manhumirim já tem toda a instalação técnica e salas apropriadas, sanitários, além de ter fácil acesso para os municípios.

Os servidores, maioria moradores de Manhumirim, com todos os vínculos de família, escola de filhos, terão que enfrentar estrada todos os dias, perder tempo, qualidade de vida. A quem interessa a ida da Regional?