Vereadores pedem convocação do Secretário de Obras e representante da Defesa Civil

por Assessoria de Comunicação publicado 29/06/2020 15h25, última modificação 29/06/2020 15h25
Requerimento foi respondido
Vereadores pedem convocação do Secretário de Obras e representante da Defesa Civil

Vereadores Mário Junior e Xandinho, autores do requerimento.

Os vereadores Mário Junior e Xandinho fizeram requerimento para que o presidente da Câmara Anderson Dedé convoque o Secretário Municipal de Obras e o responsável pela Defesa Civil do Município para prestarem esclarecimentos sobre o plano de ação relativo às consequências das chuvas de janeiro, os imóveis e ruas abaladas e as medidas a serem tomadas em médio e longo prazos pela Secretaria de Obras. 

O vereador Xandinho disse que fez o requerimento porque o Município está pleiteando recursos para tentar resolver os problemas deixados pela enchente e os pequenos reparos devem ser feitos, mas há obras caras.

“Há muros de contenção com valor altíssimo e o município sozinho não vai conseguir fazer, mas tendo um plano de ação pronto em mãos podemos ajudar a buscar recursos através de emendas parlamentares, nos governos estadual e federal”, explicou.

Ele citou como exemplo a moita de bambu e a erosão no pátio da Usina de Reciclagem, onde tem casas próximas e citou que há erosões em outros lugares. Os vereadores têm falado sobre a situação da Rua Nunes da Rosa, acima da Rua Caetano Flora. “Precisamos do Plano Emergencial para planejar e realizar”, disse Xandinho. 

O vereador Mário Junior explicou que este convite é necessário para que os vereadores conheçam o levantamento feito após a enchente, porque já foram tomadas medidas em curto prazo, mas faltam as de médio e longo prazos. 

E citou pequenas providências como exemplos do que ele considera importantes: “Tem locais onde o encanamento joga água de chuvas para as costas do barranco, isto não demanda tanto recurso financeiro e precisa ser resolvido emergencialmente. Que eles marquem data para a gente conversar e saber, por exemplo, quando será feita a limpeza de bocas de lobo na cidade” 

Em resposta ao requerimento a coordenadoria de Defesa Civil disse que qualquer questão vai ser respondida por ofício e quanto à audiência está sendo estudada a viabilidade de ser feita por videoconferência.