Vereadores pedem estudo para avaliar as lixeiras subterrâneas e seu impacto no Município
Os vereadores Mário Junior, Xandinho e Dedé Motoboy são autores do Requerimento nº 67 que pede às Secretarias de Obras e Meio Ambiente estudos sobre as lixeiras subterrâneas da cidade.
Os vereadores querem saber se estas lixeiras causam impacto ambiental, sua viabilidade e eficiência, quais os custos e dificuldades encontradas pelo município para sua manutenção e limpeza e se há um estudo de valores de implementações em outros locais.
“Para quem já acompanhou o momento da retirada e limpeza das lixeiras subterrâneas sabe que não temos equipamento apropriado para isto, é adaptado e o lixo produz chorume e precisamos saber se este líquido escuro impacta o meio ambiente. Também há o gasto financeiro para ter sempre um trator para tirar o lixo delas, e temos que saber se é viável continuar instalando mais ou criar outro método, se vale a pena adquirir um veículo apropriado para este trabalho constante. Eu convido as pessoas a observarem como é a situação na hora que eles retiram. Esconder o lixo talvez não seja a melhor solução, mas precisamos saber realmente os efeitos em médio e longo prazos”, disse o vereador Mário Junior.