Vereadores pedem informações sobre gastos dos recursos do FUNDEB com professores

por Assessoria de Comunicação publicado 10/11/2021 10h59, última modificação 10/11/2021 10h59
Foi defendido planejamento financeiro para, além do piso salarial dos professores, investir em melhorias nas escolas.
Vereadores pedem informações sobre gastos dos recursos do FUNDEB com professores

Vereadores Xandinho, Mário Junior e Dedé Motoboy.

O requerimento nº 105 de autoria dos vereadores Xandinho, Mário Junior e Dedé Motoboy pede informações à Prefeitura sobre o percentual de gastos com o pagamento dos professores até a data de 30 de outubro de 2021 relativos aos 70% do Fundeb e aos 25% da Educação. 

O FUNDEB é o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação. É um fundo especial composto por recursos provenientes de impostos e das transferências dos Estados, Distrito Federal e Municípios vinculados à educação, conforme disposto nos arts. 212 e 212-A da Constituição Federal. 

“Temos acompanhado o investimento que o Governo Federal tem feito na Educação, quanto foi arrecadado pelo município e já há projetos nas cidades sobre o rateio. Temos que ter uma definição do que está sendo gasto com a folha de pagamento de salários, porque quando falamos em valorizar o profissional, que uma nova lei vai mandar, a folha que hoje é de 22% a 26 % na pandemia, quando a escola voltar a funcionar e precisar de ter mais contratos, podemos prever uma folha da Educação, em 35%. E tendo um planejamento será possível utilizar os recursos e em relação a Educação é preciso investir nas escolas, na qualidade dos equipamentos, atender bem os profissionais e os alunos”. 

“Agente sabe que há percentual obrigatório com folha de pessoal e para fazer os cálculos é preciso saber quanto já foi gasto e quanto ainda tem”, disse o presidente Mário Junior.