Vereadores perguntam sobre projeto da obra da Praça Padre Júlio Maria
Aprovado o Requerimento nº 72 de autoria dos vereadores Xandinho e Mário Junior que pede informações à Prefeitura sobre o projeto de execução da obra na Praça Padre Júlio Maria. No documento os vereadores perguntam se está prevista a instalação de bicicletários para atender a população e a criação de um espaço público de convívio diverso que abrigue principalmente idosos e crianças. A preocupação com a acessibilidade também foi tema.
No requerimento os vereadores disseram que “espaços públicos funcionam como uma grande sala de estar ao ar livre. Bons espaços públicos são aqueles que conseguem ser flexíveis e acolhedores para os diferentes cidadãos de uma comunidade: uma praça de vizinhança pode receber os idosos pela manhã, crianças à tarde e jovens à noite. Vale lembrar que as pessoas é que formatam o espaço público, mais do que os espaços formatam as pessoas”.
As sugestões feitas pelos vereadores
O vereador Xandinho defendeu algumas medidas em prol da população: “Este requerimento é por responsabilidade social. Sei que se todos fossem opinar, dariam uma opinião diferente, mas foram colocadas aqui na Câmara, no início do ano passado, algumas sugestões, fizemos indicações com pedidos para aquela praça. Como ainda não tivemos acesso ao projeto, reforço o pedido caso ainda não esteja programado, por mais bicicletários porque sabemos quantas pessoas usam as bicicletas, funcionários que vão ao trabalho também e precisamos de um espaço público de convívio”.
E reforçou que há muitas pessoas idosas no centro buscando lazer, seja com sol, chuva e que seria muito bom um espaço para eles. “Gostaria que a Prefeitura mandasse a minuta do projeto para a gente informar às pessoas sobre a reforma da praça, quando nos perguntarem”, concluiu.
O vereador Mário Junior disse que é preciso pensar na funcionalidade do espaço, como por exemplo, aumentar o coreto e evitar de ter que alugar palcos para todos os eventos que acontecem na praça e já pensar na acessibilidade: “Reuni as indicações feitas por esta Casa com pedidos dos vereadores para aquela praça”, disse o vereador Mário.
Em 2022 e 2023 foram feitas e aprovadas indicações dele, do vereador Xandinho, de presidente Dedé Motoboy e dos vereadores Sargento Edgar e Benísio Enfermeiro. Mas outros vereadores têm sido autores de indicações para a praça, como a vereadora Darci Braga, Sandro Ribeiro e o vice-presidente Lequinho da Van.
“Temos que pensar nas pessoas da terceira idade, instalar piso tátil e outros itens que atendam aos deficientes físicos e visuais, porque nossa cidade trabalha pouco esta questão”, argumentou o vereador Mário.