Vereadores se reúnem com secretária de Educação

por Assessoria de Comunicação publicado 08/03/2018 21h10, última modificação 08/03/2018 21h40
Nas conversas o planejamento para 2018
Vereadores se reúnem com secretária de Educação

Participaram da reunião o presidente Sérgio Borel, o vice-presidente João da Casa Franco, a secretária Elaine Freire, os vereadores Ana Paula Destro, Xandinho, Mário Junior, Anderson Dedé, Frederico Franco e Roberto Bob.

Na manhã de terça-feira, 6 de março, os vereadores receberam a secretária de Educação Mônica Mendonça, acompanhada de Bernadete Ferreira Rodrigues, também da Secretaria de Educação e Isac Pacheco, assessor jurídico. A secretária foi convidada através de requerimento de autoria dos vereadores João da Casa Franco, Xandinho, Ana Paula Destro, Anderson Dedé, Frederico Franco e Mário Junior para ir à Câmara falar sobre os rumos da Educação municipal, os avanços, os problemas e como está o planejamento de ações para este ano. Participaram da reunião o presidente Sérgio Borel, o vice-presidente João da Casa Franco, a secretária Elaine Freire, os vereadores Ana Paula Destro, Xandinho, Mário Junior, Anderson Dedé, Frederico Franco e Roberto Bob.

Reforma das escolas

Sobre a necessidade de reforma das escolas, a secretária mostrou os pedidos por escrito solicitando as obras e a primeira a começar será a Escola dos Tavares. Depois serão a Creche Celcino Franco e a Escola Municipal João Henrique. Segundo ela o objetivo é reformar todas as escolas do meio rural e revitalizar as da cidade.

Creche Celcino Franco

Os vereadores perguntaram sobre a situação da Creche Celcino Franco, uma creche com pouco tempo de construção, mas já precisando de consertos. Mônica explicou que na gestão anterior a creche passou por uma obra que na planilha tinha granito e não foi colocado. Ela também disse que a instalação elétrica está ruim e que a Prefeitura já colocou o granito e agora aguarda liberação da planilha pelo Fundo para o Desenvolvimento da Educação, o FDE. “A empresa responsável pela obra na época deveria responder por isto e foi acionada, mas ela faliu e não existe mais”, disse a secretária.

Atividades para os alunos

Outro assunto tratado foi sobre as atividades para as crianças. Segundo a secretária, no ano passado foram desenvolvidas atividades culturais, buscando destacar os talentos, como forma de mostrar outra perspectiva e ajudar a evitar que os alunos se envolvam com drogas. Ela também disse que têm sido feitas provas diagnósticas em termos pedagógicos para avaliar os alunos e também campeonatos para destacar o conhecimento.

Merenda escolar

Sobre a merenda escolar, os vereadores contaram que receberam denúncias de alimentos fora do prazo da validade. Mônica respondeu que em cada escola o responsável precisa comunicar o caso e não utilizar estes alimentos e que isto já foi tratado. 

Transporte escolar

O transporte escolar foi outro tema abordado. O presidente da Câmara Sérgio Borel levou ao conhecimento da secretária que os pais reclamam que indo para o Bonfim, quando chove, os alunos são deixados perto da Usina de Reciclagem e o carro deveria ir até o final do calçamento. A secretária respondeu que a recomendação é que os motoristas façam o caminho completo. Ela contou que fala para eles levarem os alunos até onde é seguro.

O vereador Xandinho perguntou sobre a carga horária dos motoristas que, segundo ele, precisa passar por adequações. A secretária Mônica disse que vai fazer uma reunião com eles para buscar um consenso.

Professores de Educação Física

Outros temas foram tratados como a quantidade de profissionais para atender os alunos, como os professores de Educação Física, questionado pelo vereador Mário Junior. Foi explicado aos vereadores que a legislação diz não ser obrigatório ter estes profissionais para o Ensino Fundamental I, mas que situação pode ser revista no futuro.

A Comissão de Professores

Agora à noite (8/3/2018), em reunião da Câmara, foi aprovado o Requerimento nº11 de autoria do vereador Xandinho que pede à Secretaria Municipal de Educação para encaminhar à Câmara, o mais rápido possível, o nome dos membros que compõem a Comissão de Professores da Educação. O vereador alerta para o fato de que alguns professores integrantes já não estão participando das reuniões, como por exemplo, o caso de quem representava uma escola e passou para outra e por isto é preciso fazer substituições.

Educ 1

Educ 2

Educ 3

Educ 4

Educ 5