Vereadores se reuniram para estudo de projeto sobre disciplinar transporte por aplicativos

por Assessoria de Comunicação publicado 06/10/2022 09h25, última modificação 06/10/2022 09h49
Neste primeiro momento o texto foi estudado com representante da PM
Vereadores se reuniram para estudo de projeto sobre disciplinar transporte por aplicativos

Vereadores reunidos na Câmara para estudo de PL.

Na noite desta terça-feira (04/10) os vereadores Mário Junior (presidente), Dedé Motoboy (vice-presidente), Xandinho, Sandro Ribeiro e Darci Braga se reuniram com o Sargento PM Alan dos Santos, para estudo do Projeto de Lei nº 20, de autoria dos vereadores Sargento Edgar e Rodrigo Soares que pretende regulamentar em Manhumirim o serviço de transporte particular por aplicativo.  

O projeto está em fase de estudo para depois ser votado e os vereadores conversaram sobre o texto que disciplina a atividade com objetivo de proporcionar maior segurança para quem trabalha e para os usuários.  A verdade é que sem regulamento, disciplina, fica muito fácil para qualquer pessoa exercer a atividade, mesmo sem estar devidamente qualificada e sem o veículo estar em condições. 

Alguns pré-requisitos previstos no texto da nova lei

O projeto diz que o motorista vai precisar fazer um credenciamento em órgão municipal, ter carteira nacional de habilitação na categoria B ou superior constando a informação que exerce atividade remunerada, ter certidões negativas de antecedentes criminais, residir no município, ter os documentos do veículo em dia, bem como as condições exigidas e documentação que comprove seu vínculo com empresa intermediadora para prestação deste tipo de serviço.

O texto da nova lei prevê, ainda, que o aplicativo deve ser acessível a quem possui deficiência e traz os pré-requisitos para o funcionamento do serviço. Em Manhumirim já há a regulamentação do serviço de táxi e coletivos urbanos, mas não para o transporte por aplicativos.