Vereador Lovantino fala sobre criação de Frente Parlamentar de Vereadores
O vereador de Alto Caparaó José Carlos Lovantino falou na tribuna da Câmara de Manhumirim, durante a reunião de quinta-feira, 18 de maio. Ele anunciou que tem a intenção de criar a Frente Parlamentar de Vereadores da Região do Caparaó Mineiro. Ele disse que sendo vereador de primeiro mandato observou a necessidade de mais integração entre os municípios e pretende convidar, além de Manhumirim, os vereadores de Alto Caparaó, Alto Jequitibá, Caparaó, Carangola, Espera Feliz, Martins Soares e Durandé. Ele explicou porque está tomando a iniciativa: “´Precisamos lutar junto às autoridades estaduais e federais por recursos para nossos municípios. Muitas vezes os problemas são comuns e sozinhos não temos força, mas quando criamos uma Frente com muito vereadores, temos mais chance de conseguirmos agendar uma audiência.” Ele citou como exemplo o fechamento da maternidade em Manhumirim que afetou os demais municípios vizinhos e que não precisa ser uma luta somente dos prefeitos. Lovantino disse que é ouvinte assíduo da Rádio Manhumirim AM incluindo a reunião da Câmara: “Acho esta transmissão importante, porque é nossa obrigação como vereadores a divulgação de nosso trabalho”. Ele afirmou que vai participar das reuniões nas outras câmaras para convidar os vereadores e marcar uma reunião.
Região precisa de identidade
Outra preocupação dele é que a região tenha uma identidade própria: “Nunca sei se diante das autoridades do Estado somos conhecidos como da Zona da Mata ou do Leste de Minas”. Ele defende o nome Região do Caparaó Mineiro, como tem a Região do Caparaó Capixaba. E citou a preocupação com a falta de recursos para o Parque Nacional do Caparaó, tão importante para o turismo local que traz divisas também para Manhumirim. “A gente tem lutado muito pelo ICM BIO e se isto acontecer será muito bom para nossa região, mas e se não acontecer? Podemos nos unir para buscar.” O vereador Jésus Aguiar disse que já esteve conversando com o Lovantino sobre esta ideia que ele considera importante e lembrou da luta que teve no passado para tentar conseguir o asfalto Manhumirim a Luizburgo: “Se naquela época tivéssemos uma frente parlamentar de vereadores para atuar junto com a frente de prefeitos teríamos conseguido aquela estrada”. O vereador Roberto Bob disse que Lovantino pode contar com seu apoio: “Eu faço parte da Associação Brasileira das Câmaras, ABRACAM, mas fica longe e acho que ninguém vai recusar uma audiência pública com uma representação tão grande. Admiro seu trabalho e sua preocupação com os outros municípios, não só com o seu”. O vereador Anderson Dedé disse que o trabalho do Lovantino é muito importante na região e esta iniciativa vai causar impacto, por isto ele apoia. O presidente Sérgio Borel afirmou que apoia a iniciativa, está à disposição e a Câmara está de portas abertas sempre que ele precisar.
Vereador de Alto Caparaó José Carlos Lovantino foi à Câmara de Manhumirim convidar os vereadores para integrarem uma frente parlamentar de vereadores para ajudar a resolver os problemas dos municípios próximos: "Muitas reivindicações atendem interesses comuns, como por exemplo, o fechamento da maternidade em Manhumirim que atendia outras cidades". Ele defendeu que a região precisa ter uma identidade e a sugestão é Região do Caparaó Mineiro.
Vereador Jésus Aguiar disse que já esteve conversando com o Lovantino sobre esta ideia que ele considera importante e lembrou da luta que teve no passado para tentar conseguir o asfalto Manhumirim a Luizburgo: “Se naquela época tivéssemos uma frente parlamentar de vereadores para atuar junto com a frente de prefeitos teríamos conseguido aquela estrada”.
O vereador Roberto Bob disse que Lovantino pode contar com seu apoio: “Eu faço parte da Associação Brasileira das Câmaras, ABRACAM, mas fica longe e acho que ninguém vai recusar uma audiência pública com uma representação tão grande. Admiro seu trabalho e sua preocupação com os outros municípios, não só com o seu”.
O vereador Anderson Dedé disse que o trabalho do Lovantino é muito importante na região e esta iniciativa vai causar impacto, por isto ele apoia.
O presidente Sérgio Borel afirmou que apoia a iniciativa, está à disposição e a Câmara está de portas abertas sempre que ele precisar.